domingo, 25 de novembro de 2007

Conceitos

Apatia- designa ausência de males ou paixões, procurando eliminar as paixões e desejos. Caracteriza-se por um estado de indiferença ou imperturbabilidade perante os acontecimentos.

Ataraxia- significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação, tentando criar forças anímicas para enfrentar a dor das adversidades. Caracteriza-se pela tranquilidade sem perturbação, pela paz interior, pelo equilíbrio e moderação na escolha dos prazeres sensíveis e espirituais. Implica saber aceitar as situações e conviver com elas, ponderando o sentido e a utilidade dos prazeres e do que possivelmente magoa.

Carpe diem- expressão latina que significa "colhe o dia", "aproveita o momento". Defende que devemos aproveitar o presente, antes que seja passado, pois "a vida é breve, a beleza perecível e a morte uma certeza", que é possível encontrar um significado mais extenso de desfrutar a vida em todos os sentidos, sem preocupações com o futuro.

Fatum- significa fado ou destino. Na filosofia estóica, o "fatum" aparece acima de todos os deuses e de todos os homens. O "fatum" ditava as leis do Universo a que nada nem ninguém podia fugir.

Horacianismo- referante à influência da poética e do pensamento do poeta latino Horácio , autor da Arte Poética e das Odes. Exprime-se na construção poética e retórica, nas temáticas da brevidade da vida e da passagem do tempo, da caducidade das coisas, da necessidade de imperturbabilidade perante a força do destino, do conselho à moderação, do convite a gozar cada dia que passa ou da beleza da natureza.

Ode- composição poética do género lírico, que pode servir para exaltar feitos notáveis, elogiar a vida campestre, celebrar o amor e a vida, fazer meditações filosóficas ou moralisticas ou permitir lamentações.

Paganismo- usado para caracterizar os seguidores das religiões politeístas, ligadas à Natureza. Era o culto e o respeito pelas forças da Natureza viva e sagrada.

Sem comentários:



Assinatura de Ricardo Reis